sábado, 25 de abril de 2009

1974

Hoje fui almoçar a casa do David e da Lila. Sim, são os pais da minha ex-namorada, a Joana, que quem frequenta este blog sabe quem é.

Foi almoço bonito, com uma refeição saborosa, vinhos do melhor, e, sobretudo, um whisky demasiado bom para os convidados. Ou não. Entre confusões sentimentais, o David, jornalista do PÚBLICO e homem vivido, contou-nos histórias do 25 de Abril de 74.

Esteve com o Vasco Lourenço e o Melo Antunes em Ponta Delgada. Sim, esteve com eles de 24 para 25 de Abril de 74. O papel que teve, diz ele, foi de «cumprir ordens». Para mim, aquelas estórias, pela voz de homem que aprendi a admirar, foram uma lição de História. Pensar que um dia escreveram: «Nessa noite, de 24 para 25 de Abril de 74, um soldado tocou, incessantemente, à nossa porta...» As palavras são da filha de Melo Antunes. David confirma: «É verdade, essa história é verdade, porque o soldado era eu.» A noite de 24 para 25 de Abril.

David Lopes Ramos é, hoje, jornalista do Público. Para mim, é muito mais do que isso. É a memória de um tempo. É a lembrança de que a luta perdura, é o cabelo branco que nos diz, «Atenção, cuidado, isto não é bem assim».

O David foi uma pessoa que aprendi a admirar, um contador de histórias e muito mais. Uma pessoa que me recebeu em casa dele e me fez sentir como se fosse a minha. Mesmo no dia em que parecia um estranho, num sítio onde sempre, mas sempre, fui atendido como se fizesse parte dele há anos, o David, como sempre, explicou-me que o tempo cura muita coisa.

Mas também me lembrou, à sua maneira, que há valores que o próprio tempo não esquece.

Para ele, um abraço.

E para a Lila.Que sempre amou, e que prova que ainda há quem consiga partilhar uma vida, a tempo inteiro, com outra pessoa.

4 comentários:

AquiloQueEuSou disse...

Até me arrepiei Luis :) belas palavras!

É o meu titio preferido, simplesmente um amor de homem..! Adoro-o :)

*

Jo disse...

:) :) :) faço minhas as palavritas da M :) com a diferença de não ser o meu titio preferido :P

Patrícia disse...

Parece que não devia ter vindo "frequentar" o blog... ;)

Rita disse...

E um maravilhoso cozinheiro, esqueceste-te dessa parte :)